DEZEMBRO COLOCA EM RISCO A META ATUARIAL 2014

DEZEMBRO COLOCA EM RISCO A META ATUARIAL 2014

Na avaliação do desempenho das aplicações financeiras do INPREV no acumulado do ano, até o encerramento do mês novembro/2014, foram apurados os seguintes números:

  •  meta atuarial 11,38%
  •  rentabilidade 13,35%
  •  resultado positivo 1,97       (pontos acima da meta atuarial)

O exercício de 2014, ano eleitoral, já foi por este fato bastante volátil devido às incertezas, quanto ao resultado das urnas. Não bastasse tivemos também a copa do mundo no Brasil o que diminuiu a quantidade de dias úteis, afetando diretamente a indústria, contribuindo para a derrubada do PIB. Mesmo com estes percalços os fundos de investimentos atrelados aos índices IMAs alcançaram resultados positivos que permitiram ao INPREV superar a meta atuarial até o encerramento de novembro/2014. A expectativa dos resultados para dezembro, último mês do exercício 2014, mesmo passado o período eleitoral e dissipado parte das incertezas, o mercado continua em alerta devido a fatores internos e externos, que provocam muita volatilidade. O mercado continua sinalizando juros e dólar altos no curto prazo, enquanto aguarda anuncio das medidas a serem implementadas pela nova equipe econômica. Destas medidas, esperam-se ações capazes de estancar os gastos públicos e uma importante reforma fiscal. Talvez o fator principal nessa situação de volatilidade seja a imensa falta de credibilidade no Brasil devido às ingerências na área econômica com os erros e falhas na condução das políticas. Outro fator que tem contribuído com a volatilidade é o esquema de corrupção denunciado na Petrobras.

Ações do Comitê de Investimentos contribuíram para os resultados positivos das aplicações financeiras do INPREV até novembro. Visando manter-lo, o Comitê continua atento e preocupado com os resultados das rentabilidades no mês de dezembro. O momento é extremamente delicado e merece o máximo de cautela, principalmente por conta do desempenho verificado até o dia 17 do mês de dezembro na carteira de investimentos do INPREV. A maioria dos fundos apresentam resultados negativos, sejam os da renda fixa ou da renda variável, o que pode frustrar as pretensões de manter a meta atuarial conquistada nos meses anteriores. O Comitê busca, com afinco, preservar o resultado alcançado ao longo do ano, e, para isso desde outubro/2014 promoveu uma serie de alterações nos investimentos buscando encurtar a carteira e reduzir a exposição a volatilidade. Estratégia esta, que até o fechamento de novembro/2014 se mostrou eficiente, entretanto, o mercado indica que não serão suficientes em dezembro, e não existem alternativas capazes de reverterem os resultados negativos da primeira quinzena, caso se configure no encerramento do exercício, comprometendo o resultado atuarial de 2014.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Skip to content