Pendurar as chuteiras?

Pendurar as chuteiras?

APOSENTADORIA NÃO É HORA DE “PENDURAR AS CHUTEIRAS”

Com  o   aumento da  expectativa de vida,  profissionais  não  abandonam o trabalho quando  começam  a  receber o  benefício  de  anos  de  contribuição  para  a  previdência.

Chegar à aposentadoria não significa necessariamente “pendurar as chuteiras”. Especialistas ressaltam que a atividade exercida durante toda a vida pode chegar ao fim, mas o momento pode ser o começo de novos projetos, desenvolver nova atividade,  como o próprio negócio ou a prestação de consultoria na área que o profissional é especializado.

De acordo  com especialistas, a aposentadoria hoje não é sinônimo de tricô para as mulheres e xadrez para os homens. Com o aumento da expectativa de vida, mesmo que a aposentadoria chegue cedo, ela é postergada em anos a frente. A aposentadoria não é uma parada, ela marca uma nova etapa. Muitos continuam trabalhando e recebem o benefício, que foi um investimento compulsório. Aos 60  /  55 anos a pessoa tem ainda muito o que contribuir à sociedade, explica Edmar Gualberto, diretor da ABRH-PR e consultor de recursos humanos.

Quando a pessoa está em vias de se aposentar ela precisa se preparar para este momento. Em um trabalho é possível buscar mais prazer e menos desprazer, mas é preciso planejar essa fase, explica Edmar.

A aposentadoria pode ser o momento também de colocar em prática o plano de ser chefe de sua própria empresa. Porém, realizar o projeto de criar o negócio requer uma série de cuidados.

De acordo com o consultor do Sebrae-PR, Paulo Tadeu Graciano, a idade não deve ser vista como um impeditivo: o  que deve ser considerada é a sua paixão pela área. Muitas pessoas que estão se aposentando demandam consultorias do Sebrae. O que a gente recomenda é que o profissional olhe para o seu perfil, saiba o que gosta. Se a área que ele trabalhou por um longo tempo é a sua paixão, isso já é um pré-requisito para seu negócio dar certo, explica.

O que os aposentados e futuros empreendedores precisam saber é que enquanto na empresa há uma gama de profissionais para auxiliar no exercício de sua função, no seu próprio negócio  eles terão de fazer um pouco de tudo ao menos no início do projeto. Por isso é preciso analisar seu próprio perfil,  ver suas competências e fazer pesquisa de mercado; esses são  passos iniciais  antes de abrir  um negócio. Idade não é impeditivo, pelo contrário: vale a experiência na hora de pensar em uma nova atividade.

Fonte: 03/11/2011 – Gazeta do Povo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Skip to content